RESUMO
O seguinte estudo apresenta como ocorre a formação de professores para atuarem na sala de Atendimento Educacional Especializado – (AEE) e como isso contribui para o processo ensino-aprendizagem. Conseguimos perceber que a educação inclusiva ela está longe de ser incluída de fato dentro da sociedade e com o deficiente auditivo não acontece diferente.Considerando que a socialização de uma segunda língua no caso LIBRAS(Língua Brasileira de Sinais) promove no ser humano um desenvolvimento de interação entre os sujeitos surdos e ouvintes, pois ambas as classes precisam aprender a lidar de fato uns com os outros através de uma forma de comunicação sistemática. A necessidade de entender essas questões nos levou a pesquisar os seguintes autores: Tardif (2002), Roldão (2007), Souza (2002) e Imbernón (2004). Por meio da leitura e relatos dos professores licenciados pudemos constatar a importância da libras na formação de pessoas que buscam a aprendizagem de forma geral, foram construídas duas categorias de análise: a relação com o professor formador: proximidades e distanciamentos; e, comprometimento com o ensinar: influências, marcas e características. Os resultados indicaram a importância do professor –formador para a atividade profissional no caso o uso da libras na sala de AEE e sala regular, pois o formador influencia diretamente na formação e concepção pedagógica do futuro professor, pois não só os conteúdos, mas as formas de trabalhá-los e os valores a eles associados atuam como uma espécie de modelo na aprendizagem da docência. Sendo assim, percebemos a satisfação em aprender e ensinar uma segunda língua dando prioridade as pessoas com deficiência auditiva.