Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEODIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA

Palavra-chaves: GEODIVERSIDADE, GEOGRAFIA FÍSICA, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16104 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2234 "inscrito_id" => 5440 "titulo" => "GEODIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA" "resumo" => "A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões relacionados ao comportamento social e da própria formação básica e exponencial do homem. No caso, com o realce do estudo sobre o padrão educacional, de como absorvemos a informação e a processamos, pode-se constituir o núcleo fundamental onde se sustente o processo de educação e seu desenvolvimento; podendo ser esse fenômeno espontâneo ou incentivado por métodos didáticos-pedagógicos. O presente estudo constitui uma proposta metodológica que tem como objetivo dinamizar a discussão da Geografia Física no ensino médio e superior e, executar uma instrumentação pedagógica de incentivo ao aprendizado da Geografia Física, utilizando como ferramenta didático-pedagógica, trilhas ecológicas e aulas expositivas de campo com enfoque na Geodiversidade, conjunto de elementos naturais abióticos, rochas, solos, hidrografia, relevo, entre outros. Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas essenciais, a primeira consistiu em um levantamento bibliográfico contemplando o temário de ferramentas educacionais e, referente a própria discussão da evolução pedagógica em âmbito educacional e aplicado à própria Geografia. Já a segunda, consistiu em delimitar, analisar e discutir o material produzido no âmbito da pesquisa, envolvendo processamentos cartográficos e produção de mapas temáticos. Os resultados e discussões consistiram em apresentar a proposta dos trajetos das trilhas da geodiversidade, além de discutir a os procedimentos de condução dos futuros visitantes. Por fim, espera-se que os futuros visitantes possam apreender o máximo de conhecimentos a cerca da geodiversidade, potencializando sua visão de conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "GEODIVERSIDADE, GEOGRAFIA FÍSICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5440_08092015211849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIVAN DANTAS DE SENA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LUCIVAN SENA" "autor_email" => "desenamedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16104 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2234 "inscrito_id" => 5440 "titulo" => "GEODIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA" "resumo" => "A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões relacionados ao comportamento social e da própria formação básica e exponencial do homem. No caso, com o realce do estudo sobre o padrão educacional, de como absorvemos a informação e a processamos, pode-se constituir o núcleo fundamental onde se sustente o processo de educação e seu desenvolvimento; podendo ser esse fenômeno espontâneo ou incentivado por métodos didáticos-pedagógicos. O presente estudo constitui uma proposta metodológica que tem como objetivo dinamizar a discussão da Geografia Física no ensino médio e superior e, executar uma instrumentação pedagógica de incentivo ao aprendizado da Geografia Física, utilizando como ferramenta didático-pedagógica, trilhas ecológicas e aulas expositivas de campo com enfoque na Geodiversidade, conjunto de elementos naturais abióticos, rochas, solos, hidrografia, relevo, entre outros. Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas essenciais, a primeira consistiu em um levantamento bibliográfico contemplando o temário de ferramentas educacionais e, referente a própria discussão da evolução pedagógica em âmbito educacional e aplicado à própria Geografia. Já a segunda, consistiu em delimitar, analisar e discutir o material produzido no âmbito da pesquisa, envolvendo processamentos cartográficos e produção de mapas temáticos. Os resultados e discussões consistiram em apresentar a proposta dos trajetos das trilhas da geodiversidade, além de discutir a os procedimentos de condução dos futuros visitantes. Por fim, espera-se que os futuros visitantes possam apreender o máximo de conhecimentos a cerca da geodiversidade, potencializando sua visão de conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "GEODIVERSIDADE, GEOGRAFIA FÍSICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5440_08092015211849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIVAN DANTAS DE SENA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LUCIVAN SENA" "autor_email" => "desenamedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões relacionados ao comportamento social e da própria formação básica e exponencial do homem. No caso, com o realce do estudo sobre o padrão educacional, de como absorvemos a informação e a processamos, pode-se constituir o núcleo fundamental onde se sustente o processo de educação e seu desenvolvimento; podendo ser esse fenômeno espontâneo ou incentivado por métodos didáticos-pedagógicos. O presente estudo constitui uma proposta metodológica que tem como objetivo dinamizar a discussão da Geografia Física no ensino médio e superior e, executar uma instrumentação pedagógica de incentivo ao aprendizado da Geografia Física, utilizando como ferramenta didático-pedagógica, trilhas ecológicas e aulas expositivas de campo com enfoque na Geodiversidade, conjunto de elementos naturais abióticos, rochas, solos, hidrografia, relevo, entre outros. Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas essenciais, a primeira consistiu em um levantamento bibliográfico contemplando o temário de ferramentas educacionais e, referente a própria discussão da evolução pedagógica em âmbito educacional e aplicado à própria Geografia. Já a segunda, consistiu em delimitar, analisar e discutir o material produzido no âmbito da pesquisa, envolvendo processamentos cartográficos e produção de mapas temáticos. Os resultados e discussões consistiram em apresentar a proposta dos trajetos das trilhas da geodiversidade, além de discutir a os procedimentos de condução dos futuros visitantes. Por fim, espera-se que os futuros visitantes possam apreender o máximo de conhecimentos a cerca da geodiversidade, potencializando sua visão de conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.