A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões relacionados ao comportamento social e da própria formação básica e exponencial do homem. No caso, com o realce do estudo sobre o padrão educacional, de como absorvemos a informação e a processamos, pode-se constituir o núcleo fundamental onde se sustente o processo de educação e seu desenvolvimento; podendo ser esse fenômeno espontâneo ou incentivado por métodos didáticos-pedagógicos. O presente estudo constitui uma proposta metodológica que tem como objetivo dinamizar a discussão da Geografia Física no ensino médio e superior e, executar uma instrumentação pedagógica de incentivo ao aprendizado da Geografia Física, utilizando como ferramenta didático-pedagógica, trilhas ecológicas e aulas expositivas de campo com enfoque na Geodiversidade, conjunto de elementos naturais abióticos, rochas, solos, hidrografia, relevo, entre outros. Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas essenciais, a primeira consistiu em um levantamento bibliográfico contemplando o temário de ferramentas educacionais e, referente a própria discussão da evolução pedagógica em âmbito educacional e aplicado à própria Geografia. Já a segunda, consistiu em delimitar, analisar e discutir o material produzido no âmbito da pesquisa, envolvendo processamentos cartográficos e produção de mapas temáticos. Os resultados e discussões consistiram em apresentar a proposta dos trajetos das trilhas da geodiversidade, além de discutir a os procedimentos de condução dos futuros visitantes. Por fim, espera-se que os futuros visitantes possam apreender o máximo de conhecimentos a cerca da geodiversidade, potencializando sua visão de conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.