O presente trabalho tem como objetivo discutir formas de racismo presente nos livros didáticos de Geografia, questões relacionada ao o ensino da Geografia ressaltando a valorização da cultura e da cultura afro-brasileira diante da implementação da lei 10639/03. Desenvolvida, Escola Municipal Severina Alves Barbosa no Sítio Camará, na cidade de Aroeiras-PB, abordando a temática do livro didáticos de Geografia aprovado para o programa nacional do livro didático (PNLD) de 2013, contamos com personagens brancos, para cada personagem a amostra variou de acordo com a editora, percebeu-se que mesmo com o edital do livro deve-se observar a implantação da Lei 10.639/03, ao qual reflete que os negros ainda se encontram distantes de ser representado mediante a proporção populacional da sociedade brasileira o que visa estabelecer que a vigilância sobre o cumprimento da lei deve esta atenta também aos livros didáticos desta forma ressaltando a importância é a necessidade da temática no espaço escolar como um todo identificando os impasses existente na abordagem e implementação da lei 10639/03 além de refletir a respeito da aprendizagem sobre a educação no contexto educacional, tendo em vista que é um desafio para a sociedade, nesta temática pretende-se discorrer sobre as ações, portanto nesta pesquisa optamos por uma pesquisa documental e bibliográfica bem analisar como se consolida como se consolida o ensino da historia e da cultura afro-brasileiras mediante a experiência na sala de aula de uma escola municipal de Aroeiras - PB gerando no meio escolar acadêmico alguma inquietação.
Palavras-chave: Relações Étnico-raciais, Ensino de Geografia, Livro Didático.