Resumo: O presente artigo compõe-se de uma breve abordagem acerca da explicação no ensino de Ciências na concepção dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A explicação, como prática discursiva em sala de aula, envolve a forma, tanto quanto o professor se utiliza da linguagem científica ao trabalhar o conteúdo, bem como sua habilidade em trabalhar os conceitos científicos com os estudantes. Nessa perspectiva, o ato de explicar requer dos professores a responsabilidade de sistematizar os conceitos científicos e as formas de organização e significação desse conhecimento. Este estudo foi realizado em salas de aula do 6º ano do Ensino Fundamental de Ensino de Ciências, de duas escolas, sendo uma da rede privada de ensino, no município de Jaboatão dos Guararapes e outra, da rede pública do município de Garanhuns, ambas do Estado de Pernambuco. Foi utilizado como instrumentos de coleta de dados a videogravação da aula de Ciências e entrevista semiestruturada com díades de estudantes de cada turma, respectivamente. Como conclusão, após as análises diremos que o conceito de explicação dos alunos, ou melhor, a forma que a professora explica para eles, coincidentemente, encontra-se atrelada ao conceito de explicação das professoras. Enquanto para elas explicar é tornar acessível o conhecimento científico para os alunos, para esses, isso acontece através “do seu jeito de expressar”, “dos desenhos”, “das perguntas e respostas”, “do detalhamento”, “dos exercícios”, “dos jogos”.