Na procura de novas práticas pedagógicas que melhorem o ensino de Física este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a utilização da criatividade em um ambiente lúdico através do uso de um jogo didático (JD). O JD escolhido foi o de tabuleiro por ser de fácil confecção e utilização em qualquer ambiente escolar, além disto, é um jogo que pode ser usado em diferentes níveis escolares. Este JD enfoca o histórico das teorias do surgimento do universo, o sistema solar, assim como alguns eventos cotidianos que envolvem o tema, conteúdos presentes no primeiro ano do curso de ensino médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Dentre as discussões levantadas neste trabalho, é apontada a importância de reformulação de vários fatores que influenciam o ensino de Física no ensino médio, partindo desde a formação dos professores, o currículo, as estratégias de ensino e principalmente a mudança da prática docente. A metodologia do trabalho abordou principalmente a análise da aplicação deste JD, a qual demonstrou que ainda são necessários alguns ajustes e nova aplicação a fim de uma melhoria continua no processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que com a aplicação do JD, constatou-se uma maior participação por parte dos alunos e demonstrou que os mesmos apresentam uma série de lacunas em relação ao conteúdo proposto.