RESUMO
O presente artigo incide da inquietação de pesquisar mais sobre um tema bastante recorrente na área da educação e que está sempre em debates e discussões nesse meio. E traz como tema Relações entre a teoria e a pratica no currículo da educação infantil, o qual tem por objetivo identificar o conhecimento do educador infantil, em relação aos referenciais para Educação Infantil e discutir a cerca da proposta pedagógica nas instituições de Educação Infantil. Este trabalho surgiu da necessidade de buscar mais sobre o que é proposto nos documentos oficias que regem e é para educação infantil e o que está sendo trabalhado na prática de salas de aulas. E o porquê de tanta disparidade entre as propostas e as práticas. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico, qualitativa onde serão realizadas algumas leituras para nos referenciar a este tema, de autores como Faria e Salles (2012), Kramer (2009), Athayde (2012) dentre outros como o RCNEI, 1998 (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) e as DCNEI, 2009 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). O currículo é algo que faz parte do cotidiano da escola, e da prática do professor, por isso tão quão a importância dele está pautado nos documentos oficiais e de pensado sempre sobre e modificado se necessário para atender as necessidades dos educandos nesse processo.
Palavras-chave: Currículo, Educação Infantil e Prática.