BARROS, Alina Kadígina Da Silva et al.. As faces do fenômeno reprovação. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15499>. Acesso em: 05/11/2024 12:04
Resumo: A reprovação escolar é um problema ainda muito presente na educação brasileira e que alarga os números de fracassos escolares, por isso, importa-nos discuti-la. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender possíveis motivos que levam à reprovação nesta escola. A metodologia utilizada teve como abordagem a perspectiva qualitativa, sendo de natureza aplicada. O universo de estudo desta pesquisa foi a escola da rede municipal de ensino E.M.E.I.E.F. Emiliano Pereira de Araújo, situada na zona rural do município de Caraúbas-PB e portadora de um alto índice de reprovação. Os sujeitos da pesquisa foram professora, pais/mães de alunos pertencentes ao 3º, 4º e 5º anos e que já haviam sido reprovados, encontrando-se em distorção idade-série, além dos próprios alunos em tal condição. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram entrevistas para alunos e pais/mães e questionário para a professora. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que, segundo as falas dos sujeitos, a reprovação ocorre pela falta de interesse em aprender, por parte dos alunos. No nosso entendimento, as constantes reprovações também desencadeiam essa ausência do interesse. No entanto, conclui-se que são fatores que promovem a falta de interesse pelos estudos por parte dos alunos, as lacunas na prática pedagógica e nos centros familiares em suas relações com escola e alunos, principalmente, no que concerne aos estímulos e promoção de incentivos.