Este estudo apresenta uma reflexão sobre a necessidade de formação específica para atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com vistas à qualidade do atendimento a este público. Com o objetivo de analisar o contexto da EJA no município de Jussara-BA no que concerne ao atendimento à modalidade, atentando especialmente para elementos da formação dos professores, optou-se pelos instrumentos de pesquisa: aplicação de questionários para professores e entrevistas semi-estruturadas com a equipe gestora, elegendo o paradigma interpretativo para análise, cruzamento e discussão dos resultados. Para fundamentar a discussão sobre Educação de Jovens e Adultos buscou-se autores que versam sobre a EJA enquanto modalidade que abarca em conjunto muito grande de especificidades e que tem na escolarização apenas uma parte do processo de educação e emancipação humana. Para o entrelaçar do assunto, foram utilizadas bibliografias de vários autores, que discutem sobre formação de professores e os desafios da profissão docente na atualidade. Ao relacionar o referencial teórico com as informações obtidas nesta pesquisa atenta-se a importância da formação inicial e continuada específica aos professores desta modalidade para a qualidade da educação ofertada. Evidencia-se nesta pesquisa a ausência de formação específica e continuada para o trabalho pedagógico, sendo urgente pensar a EJA no município seguindo os pressupostos de qualidade e formação específica para, assim, fortalecer as discussões em torno da transformação da realidade em prol da qualidade.