A Química tem papel no controle das fontes poluidoras, através da melhoria dos processos industriais. Aprimorando o desenvolvimento e interpretação, com base nas tecnologias, tornando mais eficaz o tratamento de efluentes no meio ambiente. O ensino de química contribui no desenvolvimento educacional, com o papel fundamental no processo da prática pedagógica, para educar ambientalmente através da QUÍMICA VERDE, alcançando o objetivo de mudanças sobre conceitos na formação dos novos alunos, com ênfase na questão ambiental. Determina-se uma visão crítica-construtiva sobre as formas e recursos que os docentes abordam e insere a química verde no ensino médio em escolas da rede estadual do estado da Paraíba. Realizado com um questionário confeccionado, aplicado aos professores de química, contendo 9 questões, objetivas e subjetivas. Ao analisar os dados questionados, todos os professores apresentaram conhecimento prévio sobre o assunto. Por tanto os docentes questionados sugeriam formas de inserir o ensino da Química Verde no contexto das novas tecnologias de processos químicos. Buscando meios alternativos, incluindo principalmente a forma de utilizar corretamente a água, enfatizando o uso de técnicas que diminua a geração de resíduos tóxicos, os descartes de materiais tecnológicos, abordarem nos processos, utilizando matéria-prima renovável. Para que os alunos observem e compreendam o valor da química nesses processos. Em virtude dos fatos mencionados, nota-se que a inclusão dos princípios de Química Verde no ensino médio tem fundamento científico e moral. Apesar de ser uma abordagem problematizadora e desafiadora, a prática da interação entre aluno e professor é uma forma de impulsionar novas soluções para sanar os problemas do cotidiano no meio ambiente.