Na área da Linguística Aplicada (LA), particularmente no contexto de formação (inicial e/ou continuada) de professores de línguas percebemos um aumento significativo nas pesquisas que tem como objeto de estudo o ensino como trabalho. Essas investigações são marcadas por reflexões acerca do agir docente, que emergem do diário reflexivo implementado nesse contexto de formação como prática de letramento docente. Situado na área de LA, nesta pesquisa adotamos uma orientação teórico-metodológica transdisciplinar que pauta-se no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), mais especificamente nas vozes enunciativas e nas Ciências do Trabalho. Considerando a linguagem elemento essencial para o desenvolvimento humano esta pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar os elementos que constituem o trabalho do professor de língua inglesa. Partindo da premissa de que o trabalho docente é uma atividade instrumentada e pessoal, entendemos que por meio de práticas linguageiras, o professor é capaz de desvelar elementos constituintes de seu trabalho. Sendo assim, nesta pesquisa, utilizaremos como prática linguageira, o diário reflexivo, instrumento fundamental para o processo de letramento e formação docente, para relacionar as vozes enunciativas e os elementos que compõe a atividade educacional. Concluímos que ter conhecimento sobre esses elementos e de como os artefatos são apropriados, aprimorados e adaptados, tornando-se cada vez mais necessários na prática do ensino, pode contribuir para melhor compreender a organização do trabalho docente.