Resumo
As tecnologias da informação e da comunicação - TIC têm transformado as esferas do espaço geográfico, em ciberespaços moldados pelo poder das redes técnicas. Gerando dessa forma impactos em todo o contexto da educação formal e repercutindo positivamente no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de geografia. Nesse contexto, o nosso artigo tem por objetivo principal analisar a utilização dos aplicativos Google Maps e Google Earth no ensino de Geografia e sugerir propostas de atividades a seres trabalhadas nesta disciplina com o apoio dessas TIC, a exemplo da elaboração de roteiros de campo a serem realizados pelo professor de geografia no ensino médio. No tocante à metodologia, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos de TIC, estudo do meio, aula de campo, ensino de geografia, e sobre a operacionalização dos aplicativos Google Maps e Google Earth. Após essa etapa, partimos para a elaboração de algumas sugestões de roteiros de campo na disciplina em questão, onde utilizamos os aplicativos destacados como meios auxiliares para a construção desses roteiros. Dessa forma, este trabalho é caracterizado como um estudo bibliográfico qualitativo que visa associar a importância das TIC no ensino de geografia e apresentar sugestões de aulas de campo elaboradas com o auxilio dos aplicativos Google Maps e Google Earth.