O estudo aqui apresentado trata-se de um relato pessoal com embasamento teórico, com o objetivo de suscitar reflexões acerca da educação do campo com turmas multisseriada, focalizando os desafios e as possibilidades enfrentadas das mesmas para uma educação significativa e de qualidade, através da ludicidade no processo de alfabetização em turmas do 1º ao 3º ano, dentro da proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Em função da constante redução dos discentes do campo, a implantação das classes multisseriada torna-se periodicamente uma realidade, vivenciada na maioria das instituições do campo. Neste mesmo contexto apresentar a possibilidade possível de garantir o direito de aprender com sucesso a um segmento da Educação Básica com turmas multisseriada. A necessidade de investigar a ludicidade como prazerosa aprendizagem dentro das diferentes formas de organização do trabalho pedagógico, realizada em turmas diferenciadas por idade e aprendizagens que busquem a qualidade e permanência da criança nas escolas multisseriada do meio rural constituem-se em saídas para garantir à população rural uma educação que seja no e do campo, vivenciando atividades que resgate a presença de jogos, brinquedos e brincadeiras, defendendo o direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, ligada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais dando a oportunidade prazerosa do aprender brincando.