Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E SABERES CAMPESINOS: A LITERATURA DE CORDEL NAS INTERFACES DA INTERCULTURALIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, LITERATURA DE CORDEL, DIFERENÇA CULTURAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho visa socializar os resultados de uma investigação científica que buscou compreender os saberes disponibilizados pela literatura de cordel na valorização da cultura campesina. O estudo utilizou-se do levantamento bibliográfico e documental na área de educação do campo, identificando uma ampla produção científica nos eventos acadêmicos, fazendo-nos optar pelo estudo e análise de eventos que contemplassem a produção do conhecimento no Nordeste do Brasil. Logo, selecionamos o Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, na sua 22ª edição, ocorrida em 2014, para identificar os instrumentos de ensino-e-aprendizagem utilizados na organização do trabalho pedagógico das escolas do campo. No conjunto de 40 trabalhos selecionados para o Grupo de Trabalho de Educação do Campo, apenas um estudo contemplou a discussão da valorização dos povos campesinos na organização do trabalho escolar (BATISTA, 2014). Este resultado revela que, a Educação do Campo encontra-se em emergência no cenário nacional e, especificamente, quando a mesma remete-se ao processo de ensino-e-aprendizagem no contexto escolar. Sendo assim, a Literatura de Cordel, enquanto instrumento de valorização da cultura local, possibilita a dinamização dos saberes da vida do campo, bem como insere-se como uma alternativa para a valorização da história e da cultura do povo do campo

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