Este trabalho visa socializar os resultados de uma investigação científica que buscou compreender os saberes disponibilizados pela literatura de cordel na valorização da cultura campesina. O estudo utilizou-se do levantamento bibliográfico e documental na área de educação do campo, identificando uma ampla produção científica nos eventos acadêmicos, fazendo-nos optar pelo estudo e análise de eventos que contemplassem a produção do conhecimento no Nordeste do Brasil. Logo, selecionamos o Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, na sua 22ª edição, ocorrida em 2014, para identificar os instrumentos de ensino-e-aprendizagem utilizados na organização do trabalho pedagógico das escolas do campo. No conjunto de 40 trabalhos selecionados para o Grupo de Trabalho de Educação do Campo, apenas um estudo contemplou a discussão da valorização dos povos campesinos na organização do trabalho escolar (BATISTA, 2014). Este resultado revela que, a Educação do Campo encontra-se em emergência no cenário nacional e, especificamente, quando a mesma remete-se ao processo de ensino-e-aprendizagem no contexto escolar. Sendo assim, a Literatura de Cordel, enquanto instrumento de valorização da cultura local, possibilita a dinamização dos saberes da vida do campo, bem como insere-se como uma alternativa para a valorização da história e da cultura do povo do campo