A Gestão Democrática no contexto escolar deve oferecer condições organizacionais, que fomentem um ensino na perspectiva emancipatória, de formação humana integral, que favoreça o ingresso de jovens críticos e reflexivos no mundo do trabalho. As estratégias de gestão, por si só, não se configuram democráticas, necessário se faz, desenvolver práticas educativas que coadunem com a perspectiva de contemplar diversas dimensões da vida do sujeito, oferecendo, inclusive, uma educação para além dos conteúdos, mas que colaborem com a politização dos estudantes. Nessa perspectiva de formação emancipatória, a gestão democrática deve estar atenta ao mundo externo, às questões sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade, estimulando o estudante a refletir sobre essa realidade de forma partícipe em favor de um novo projeto societal. Desta feita, a presente pesquisa tem o objetivo de fazer um mapeamento nacional das produções acadêmicas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no interstício de 2000 a 2014. A metodologia de busca foi através do descritor “gestão democrática” e “formação política”; seguida da análise qualitativa e quantitativa dos resumos localizados com esse perfil; e a apresentação e discussão dos resultados com recursos visuais (tabelas, gráficos e imagens). Os achados da pesquisa não foram tão significativos, por não contemplarem a discussão sobre o uso da gestão democrática na perspectiva de formação política dos estudantes no âmbito da Educação Profissional, entretanto, o estudo se constituiu como importante e indispensável para construção da dissertação que versará sobre a temática pesquisada neste estudo.