A população de Juazeiro do Norte cresceu exacerbadamente nos últimos 20 anos chegando a cerca de 250 mil habitantes, caracterizando uma acelerada urbanização que não foi acompanhado de serviços de infraestruturas, como a universalização do saneamento básico. Logo, boa parte desta população convive com esgotamentos irregulares e/ou sem a coleta adequada dos resíduos produzidos, necessitando, portanto de ações educacionais que promovam a busca pela qualidade ambiental. Uma maneira eficaz de minimizar essa problemática é através da Educação Ambiental fazendo uso da técnica de compostagem, um processo de transformação por biodegradação aeróbica da matéria orgânica que existe no lixo (restos de comidas, folhas, caules, dentre outros), resultando em um composto orgânico que será aproveitado na horta vertical, uma forma simplificada de reutilizar, também, as garrafas pets. Este tipo de tratamento reduz a produção do chorume e com isso os impactos ambientais à saúde, como também aproveita a matéria orgânica, evitando o desperdício. A presente pesquisa adotou a Educação Ambiental para trabalhar em instituições de ensino, no município de Juazeiro do Norte/CE, a prática da compostagem, gerando reflexões e discussões em relação aos problemas ambientais e suas consequências à saúde pública. A partir de pesquisa bibliográfica, artigos acadêmicos e órgãos que abordam o assunto e geram indicadores, fundamentou-se o estudo. Após o levantamento das informações, realizaram-se palestras, minicursos e oficinas na comunidade estudantil utilizando a prática da compostagem doméstica de resíduos sólidos orgânicos como ferramenta estratégica para motivar o aluno e dinamizar o tema a ser vivenciado no cotidiano. Dessa forma, foram visitadas três instituições de ensino com a temática “Educando com a prática: Compostagem e Horta Vertical”, mobilizando cerca de 300 alunos e pretende-se atingir um número maior ainda de diferentes níveis de escolaridades para o melhor discernimento do assunto abordado nas diversas faixas etárias. Constou-se que mais da metade dos alunos se mostraram interessados em aprender como se fazer a compostagem, preocupados em como melhorar as condições tanto em suas casas, como também nos bairros e nas escolas, tornando-as mais ambientalmente agradável e sustentável, sem agressão aos recursos naturais e reduzindo os impactos ao meio ambiente. Por fim, com esse trabalho eles tiveram a oportunidade de reconhecer que a técnica de compostagem pode ser considerada um processo satisfatório no tratamento e aproveitamento dos resíduos gerados, tudo isso aliado ao conhecimento e a sensibilidade de uma forma simples, mas que foi possível mostrar que as questões ambientais é responsabilidades de todos.