O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, durante a vivência no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras na Paraíba, na qual tivemos o objetivo geral de analisar as dificuldades para se trabalhar conteúdos que envolvam gráficos e tabelas na aula de matemática do 5º ano. E como específicos identificar a utilização de conteúdos com gráficos e tabelas nas aulas de matemática, e compreender os motivos da inexistência de atividades desse tipo nas aulas de matemática. Utilizamos na coleta de dados uma entrevista composta por cinco questões, realizada em uma escola da rede pública, contando com a participação da professora do 5º ano do Ensino Fundamental. O trabalho realizado nessa sala específica do 5º ano acontece centrado, apenas, nos três primeiros eixos que compõe o ensino de matemática, e os principais motivos para essa inexistência de um trabalho que abarque a temática do eixo tratamento da informação, se deve a uma grande carga de conteúdos necessários aos demais eixos, que precisam ser supridos, sobrando pouco ou nenhum tempo para um trabalho com gráficos e tabelas nas aulas de matemática. Ressaltamos ainda, a necessidade de um trabalho mais difundido em torno dessa temática nos Cursos de Formação de Professores, ou na própria Formação continuada, uma vez que no contexto das salas de aulas, diferentes conteúdos e atividades podem ressignificar a aprendizagem dos educandos mediante a sua atuação em sociedade.