: Diversas pesquisas relevantes tem sido realizadas na área de ensino de ciências visando despertar o caráter investigativo e participativo da física nas salas de aula da educação básica. Esse trabalho tem como objetivo discutir o desenvolvimento de uma atividade realizada com alunos da educação básica, apresentando como norteador uma abordagem problematizadora vinculada ao estudo da história da ciência, para trabalhar conceitos relacionados à astronomia. A intervenção foi planejada por bolsistas do PIBID/UEPB juntamente com a supervisora e o coordenador do subprojeto de física e apresentada a alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira em Campina Grande. Podemos destacar que o uso desta abordagem no ensino da Física foi capaz de despertar o caráter participativo e a curiosidade dos alunos sobre os conceitos apresentados, além de favorecer a compreensão acerca dos modelos cosmológicos e do desenvolvimento dos estudos relacionados à astronomia. A utilização da historia da ciência leva ao diálogo e a reflexão crítica dos alunos, despertando um maior envolvimento e facilitando melhorias no processo de ensino e aprendizagem.