Este artigo é resultado das análises realizadas durante o projeto PIBIC/UEPB cota 2014/2015, o qual tem por título “O livro didático de história e a recepção da história cultural e da história social”. Procurando investigar algumas transformações que vem ocorrendo no ensino de História, este projeto toma como ponto de partida uma breve analise da História Cultural e da História Social, campos da História que são resultados de algumas transformações que ocorreram no próprio campo de pesquisa historiográfica. Daí então nos propomos a analisar as produções das coleções dos livros didáticos de História dos últimos anos, e, como estes campos referentes a nova historiografia tem chegado aos livros didáticos de história de ensino fundamental e médio. Procuramos identificar algumas temáticas como a história do cotidiano, das mulheres, a história da infância, do imaginário, da vida privada, do medo, do amor, da alimentação, do regionalismo e se estas saem então da academia para chegar aos professores do ensino básico, e também de maneira consciente e contextualizada aos alunos, e como professores já com uma longa pratica de ensino tem dialogado ou não com essa nova perspectiva histórica e essas novas temáticas, sujeitos e conceitos que fluíram em nossa historiografia. Pois a priore temos a sensação de uma enorme descontinuidade entre os conhecimento produzidos na academia e o que fazem os professores do ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas. Procuramos investigar sobretudo os materiais didáticos, estes que buscam reunir uma sequência de conteúdos a serem transmitidos para os alunos e ainda consistem como verdadeiros manuais para os professores que muitas vezes utilizam apenas ele como material de aporte teórico e metodológico. Para analisar esta proposta foi necessário a leitura de alguns autores importantes que trabalham com a história Cultural, com a História Social e com as temáticas da história da educação, além de uma análise bibliográfica referente ás novas tendências historiográficas, e da análise das próprias coleções de livros didáticos de diferentes autores e editoras.