A Educação no Brasil sempre foi um tema de muita discussão. Os profissionais da Educação, com o passar dos tempos, ficaram à margem da sua própria história com sinais de desvalorização crescente o que contribuiu para a queda na procura dos cursos de licenciaturas. O curso de Pedagogia especificamente sofreu ainda mais, pois não se tinha claro seu objetivo: formar docentes? Técnicos? Seria uma licenciatura ou um bacharelado?
O Supervisor Pedagógico necessita ser um profissional comprometido com a gestão democrática e coletiva, fazendo parte desta equipe, onde deverá, num ambiente de trabalho cooperativo, ouvir e desempenhar seu papel de orientador do processo pedagógico, sempre levando em consideração seus conhecimentos técnicos e didáticos em prol de um trabalho que contemple ações conjuntas e políticas.
Este elo é a fundamentação de um trabalho coeso onde todos os segmentos são interligados e importantes no desenvolvimento do trabalho. Cabe ao Supervisor, orientar, planejar, refletir assegurando um trabalho coerente em toda a instituição que atua. Pretende-se então, com este trabalho, compreender o papel do Pedagogo, as suas atribuições, bem como refletir sobre a importância deste profissional nas instituições de ensino, mais especificamente no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Sul-rio-grandense no campus Pelotas-Visconde da Graça.