O redirecionamento da prática pedagógica, necessária à inclusão escolar, estar intimamente ligada à formação do docente, pois é no confronto entre teoria e prática que o docente se instrumentaliza para atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Assim, podemos dizer que os conhecimentos adquiridos no processo de formação, favorecem o repensar, do fazer em sala de aula, identificando se a condução está se dando de forma equivocada ou não. O redirecionamento muitas vezes, ocorre pelo desconhecimento de outras formas de fazer. Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida a prática de ensino na disciplina educação inclusiva, ministrada numa turma de Pedagogia do PARFOR na Universidade de Pernambuco, contribuiu para ressignificar concepções de professores acerca da inclusão escolar. A experiência foi realizada em situação de prática de ensino na área de educação inclusiva. Para coleta dos dados lançamos mão do questionário aberto com questões que foram respondidas antes e depois da disciplina. Para apresentação do trabalho trazemos considerações acerca de prática de ensino e sobre a inclusão escolar. Por fim, apresentamos a experiência na disciplina educação inclusiva. Consideramos a partir da análise de dados que a prática de ensino na disciplina em foco, contribuiu para os pesquisados avançarem no entendimento sobre inclusão escolar, na medida em que a prática do professor não impôs conceitos pré-estabelecidos aos sujeitos da pesquisa, mas oportunizou vivências em sala de aula com vistas à ressignificação de concepções, a partir do confronto entre teoria e prática.