RESUMO
O presente trabalho traz os resultados da aplicação de uma atividade diagnóstica realizada com 130 alunos de quatro turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino de uma escola pública do município de Mamanguape/PB. Essa atividade diagnostica versava sobre conteúdos de Geometria estudados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar os conhecimentos e habilidades geométricas adquiridas pelos alunos do 6º ano, a fim de subsidiar as atividades de um projeto de ensino desenvolvido dentro do Programa de Licenciatura – PROLICEN/UFPB, com a participação de duas licenciandas do Curso de Matemática da UFPB/Campus IV. O trabalho investigativo realizado caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um instrumento, com oito questões ilustradas que tratam de conteúdos da Geometria, tais como: reconhecimento de figuras planas e não planas, classificação de sólidos em poliedros e corpos redondos, planificação de sólidos geométricos, localização espacial. Os resultados obtidos na análise das respostas da atividade diagnóstica revelaram que a maioria dos alunos das turmas do 6º ano não apresentou as habilidades básicas elencadas pelos Parâmetros Curriculares de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da aprendizagem dos conteúdos geométricos.