Este artigo traz à tona ponderações e reflexões de uma pesquisa de cunho qualitativa realizada no berço da escola pública no norte do estado gaúcho. Tal pesquisa se desenha na utopia de discutir e refletir as visões, concepções e percepções que as ciências: química, geografia e biologia usufruam do passado e do presente sobre os danos e efeitos da|na camada de ozônio, a fim de levantar um perfil diagnóstico sobre para as futuras gerações. Enfatiza a interdisciplinaridade no trabalho teórico-prático de professores do Ensino Médio à luz da temática, corroborando para emergir saberes docente e discente na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Nesta vertente, a interdisciplinaridade mostra-se como um alicerce na formação de saberes na prática de ensinar e aprender, pois entender questões do cotidiano do estudante, cogitando a participação dos mesmos nas diferentes disciplinas, aliadas a fatores científicos, é conceber experiências pedagógicas e relações intrínsecas na perpetuação da interdisciplinaridade na formação das ciências.