Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar pesquisa concluída de Mestrado cujo objetivo principal foi compreender os processos de formação experienciados por professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino. Em meio a tantos outros saberes, a experiência do trabalho docente é percebida como elemento de formação capaz de valorizar o papel dos saberes adquiridos na prática. Entendendo a vida cotidiana como território privilegiado do saber, optei por buscar a fundamentação teórica e metodológica em pesquisadores que procuram aproximar a educação da vida, apontando num processo de interação e interlocução possibilidades interpretativas do saber-fazer docente. Apresento narrativas (auto) biográficas de professoras alfabetizadoras buscando compreender o modo como foram se construindo alfabetizadoras na experiência com o trabalho alfabetizador, principalmente como viveram o movimento de mudança conceitual em termos de alfabetização, acontecida em nosso país no final da década de 80 e início da década de 90 com a chegada da Psicogênese da Língua Escrita. No presente estudo, as histórias de vida de professoras alfabetizadoras são compreendidas como elementos fundamentais de formação e também como alavanca para o conhecimento.

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