A avaliação realizada em sala de aula revela as concepções de mundo, de escola, de aluno e da própria atividade docente, por este motivo existem várias tendências pedagógicas que se expressam na sala de aula. O processo de aprendizagem do aluno não segue percursos programados a priori pelo professor, é no cotidiano escolar que os alunos revelam tempos e condições necessárias ao processo. O tempo da avaliação é decorrente de suas demandas e estratégias de aprendizagem e não do curso das atividades inicialmente previstas pelos professores. A pesquisa será realizada no município de Sousa – PB, mais precisamente na rede de educação pública, com professores de Química do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa. Será utilizado como técnica de pesquisa o grupo focal, para explorar o ponto de vista dos docentes e promover uma reflexão sobre o tema, abordando conceitos de avaliação, suas características, identificar as dificuldades que se apresentam no cotidiano da prática avaliativa e estratégias utilizadas no seu enfrentamento, os instrumentos de avaliação, experiências e sua importância, em razão de que possibilitam a verificação do processo de ensino-aprendizagem. Levanto também a possibilidade de realizar entrevistas em profundidade caso o grupo focal não se constitua, sem prejuízo do alcance dos objetivos propostos.