OS PROCESSOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DISCENTE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16657 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 400 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "OS PROCESSOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DISCENTE" "resumo" => "A avaliação realizada em sala de aula revela as concepções de mundo, de escola, de aluno e da própria atividade docente, por este motivo existem várias tendências pedagógicas que se expressam na sala de aula. O processo de aprendizagem do aluno não segue percursos programados a priori pelo professor, é no cotidiano escolar que os alunos revelam tempos e condições necessárias ao processo. O tempo da avaliação é decorrente de suas demandas e estratégias de aprendizagem e não do curso das atividades inicialmente previstas pelos professores. A pesquisa será realizada no município de Sousa – PB, mais precisamente na rede de educação pública, com professores de Química do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa. Será utilizado como técnica de pesquisa o grupo focal, para explorar o ponto de vista dos docentes e promover uma reflexão sobre o tema, abordando conceitos de avaliação, suas características, identificar as dificuldades que se apresentam no cotidiano da prática avaliativa e estratégias utilizadas no seu enfrentamento, os instrumentos de avaliação, experiências e sua importância, em razão de que possibilitam a verificação do processo de ensino-aprendizagem. Levanto também a possibilidade de realizar entrevistas em profundidade caso o grupo focal não se constitua, sem prejuízo do alcance dos objetivos propostos." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID1977_08082015223839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE FÁTIMA ABRANTES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "agnovani@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16657 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 400 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "OS PROCESSOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DISCENTE" "resumo" => "A avaliação realizada em sala de aula revela as concepções de mundo, de escola, de aluno e da própria atividade docente, por este motivo existem várias tendências pedagógicas que se expressam na sala de aula. O processo de aprendizagem do aluno não segue percursos programados a priori pelo professor, é no cotidiano escolar que os alunos revelam tempos e condições necessárias ao processo. O tempo da avaliação é decorrente de suas demandas e estratégias de aprendizagem e não do curso das atividades inicialmente previstas pelos professores. A pesquisa será realizada no município de Sousa – PB, mais precisamente na rede de educação pública, com professores de Química do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa. Será utilizado como técnica de pesquisa o grupo focal, para explorar o ponto de vista dos docentes e promover uma reflexão sobre o tema, abordando conceitos de avaliação, suas características, identificar as dificuldades que se apresentam no cotidiano da prática avaliativa e estratégias utilizadas no seu enfrentamento, os instrumentos de avaliação, experiências e sua importância, em razão de que possibilitam a verificação do processo de ensino-aprendizagem. Levanto também a possibilidade de realizar entrevistas em profundidade caso o grupo focal não se constitua, sem prejuízo do alcance dos objetivos propostos." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID1977_08082015223839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE FÁTIMA ABRANTES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "agnovani@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }