Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O VALOR CONSTRUTIVO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA AS PRÁTICAS DE ENSINO

Palavra-chaves: NOVAS TECNOLOGIAS, PRÁTICA, ENSINO. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16612 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 327 "titulo" => "O VALOR CONSTRUTIVO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA AS PRÁTICAS DE ENSINO" "resumo" => "É com base nessa complexidade encontrada hoje na escola que nos sentimos desafiados para refletirmos a respeito do processo educativo, processo esse que vai além da transmissão de conteúdos, nesse contexto é fundamental pensar no novo papel do professor e da escola, que não se reduzem às únicas fontes de informação dos jovens. A vitalidade do processo de ensino aprendizagem muitas vezes se oculta, isso ocorre quando professores e alunos são conduzidos a ecoar métodos monótonos, deixando dar dimensão para novas práticas e menos ainda para a participação dos alunos, a era da informação nos traz muitos desafios, nela o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento tornando-se um orientador/ mediador, capaz promover a interação entre as diversas áreas do conhecimento, agora o educador assume a função de conectar os conteúdos curriculares com os conhecimentos que vêm de fora da escola, ajudando o aluno a relacionar o aprendizado com o seu cotidiano. Sabemos que existem métodos de caráter dinâmico, que atuam no melhoramento desse processo, aqui nos referimos às novas tecnologias, elas apresentam-se ao mundo educacional como instrumentos que podem ser eficazes, isto porque além de oferecerem dinamismo, são adequadas a realidade social. Serão discutidas algumas entre as tantas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para uma educação voltada às necessidades atuais, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para professor e aluno, onde ambos podem participar de uma construção de saberes colaborativa que leve em consideração os modos de vida dos indivíduos atuais.É com base nessa complexidade encontrada hoje na escola que nos sentimos desafiados para refletirmos a respeito do processo educativo, processo esse que vai alé" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, PRÁTICA, ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID327_17082015221731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DOS SANTOS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatacavalcanti-pibid@ho" "autor_ies" => "E.E.E.F.PROFESSOR ANTONIO BENVINDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16612 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 327 "titulo" => "O VALOR CONSTRUTIVO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA AS PRÁTICAS DE ENSINO" "resumo" => "É com base nessa complexidade encontrada hoje na escola que nos sentimos desafiados para refletirmos a respeito do processo educativo, processo esse que vai além da transmissão de conteúdos, nesse contexto é fundamental pensar no novo papel do professor e da escola, que não se reduzem às únicas fontes de informação dos jovens. A vitalidade do processo de ensino aprendizagem muitas vezes se oculta, isso ocorre quando professores e alunos são conduzidos a ecoar métodos monótonos, deixando dar dimensão para novas práticas e menos ainda para a participação dos alunos, a era da informação nos traz muitos desafios, nela o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento tornando-se um orientador/ mediador, capaz promover a interação entre as diversas áreas do conhecimento, agora o educador assume a função de conectar os conteúdos curriculares com os conhecimentos que vêm de fora da escola, ajudando o aluno a relacionar o aprendizado com o seu cotidiano. Sabemos que existem métodos de caráter dinâmico, que atuam no melhoramento desse processo, aqui nos referimos às novas tecnologias, elas apresentam-se ao mundo educacional como instrumentos que podem ser eficazes, isto porque além de oferecerem dinamismo, são adequadas a realidade social. Serão discutidas algumas entre as tantas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para uma educação voltada às necessidades atuais, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para professor e aluno, onde ambos podem participar de uma construção de saberes colaborativa que leve em consideração os modos de vida dos indivíduos atuais.É com base nessa complexidade encontrada hoje na escola que nos sentimos desafiados para refletirmos a respeito do processo educativo, processo esse que vai alé" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, PRÁTICA, ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID327_17082015221731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DOS SANTOS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatacavalcanti-pibid@ho" "autor_ies" => "E.E.E.F.PROFESSOR ANTONIO BENVINDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

É com base nessa complexidade encontrada hoje na escola que nos sentimos desafiados para refletirmos a respeito do processo educativo, processo esse que vai além da transmissão de conteúdos, nesse contexto é fundamental pensar no novo papel do professor e da escola, que não se reduzem às únicas fontes de informação dos jovens. A vitalidade do processo de ensino aprendizagem muitas vezes se oculta, isso ocorre quando professores e alunos são conduzidos a ecoar métodos monótonos, deixando dar dimensão para novas práticas e menos ainda para a participação dos alunos, a era da informação nos traz muitos desafios, nela o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento tornando-se um orientador/ mediador, capaz promover a interação entre as diversas áreas do conhecimento, agora o educador assume a função de conectar os conteúdos curriculares com os conhecimentos que vêm de fora da escola, ajudando o aluno a relacionar o aprendizado com o seu cotidiano. Sabemos que existem métodos de caráter dinâmico, que atuam no melhoramento desse processo, aqui nos referimos às novas tecnologias, elas apresentam-se ao mundo educacional como instrumentos que podem ser eficazes, isto porque além de oferecerem dinamismo, são adequadas a realidade social. Serão discutidas algumas entre as tantas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para uma educação voltada às necessidades atuais, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para professor e aluno, onde ambos podem participar de uma construção de saberes colaborativa que leve em consideração os modos de vida dos indivíduos atuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.