RESUMO: A dificuldade do aluno em compreender e produzir textos é pauta de muitas discussões acadêmicas na busca por métodos e estratégias que venham a diminuir problemas a esse respeito. Tais discussões têm permitido novas perspectivas que estreitam as relações entre pontos de vista teórico-práticos que permitem compreender e buscar meios possíveis de implementação para o processo de ensino e aprendizagem da Língua portuguesa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem teórico-metodológica sobre os gêneros textuais, os quais têm exercido um papel relevante para com o trabalho de desenvolvimento discursivo dos alunos, e suas contribuições para as práticas sociais de linguagem na escola. Assim, foi utilizado como base teórica os estudos de Bakhtin (2001), Marcuschi (2005), Schneuwly (2004), Dolz (2004), Costa (2003) dentre outros. Também foram tidas como base, as orientações dos documentos oficiais nacionais, a exemplo dos PCNs (1997; 1998). Utilizou-se, para tanto, o gênero textual letra de música, a fim de perceber sua colaboração para o desenvolvido das habilidades linguísticas e discursivas dos alunos, exibidas por meio de atividades de linguagem, nas questões de leitura, compreensão e produção textual. Ao analisar os dados, foi possível verificar que a utilização do gênero como ferramenta de ensino da Língua, por meio de metodologias bem planejadas, sistemáticas e atrativas, traz resultados satisfatórios, fazendo com que os professores de Língua Portuguesa percebam o quão importante o seu papel nesse cenário e assim possam rever e aprimorar suas práticas de ensino.