Este trabalho busca analisar as ações educativas do Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão-CMV como possíveis vetores em direção ao desenvolvimento local. Uma questão específica foi tentar compreender a relação entre os trabalhos educativos de formação política executada através de uma linha de ação do Centro das Mulheres de Vitória chamada Projeto Educar com os jovens, analisando o nível de empoderamento voltado para a organização coletiva como, reivindicação e participação política e as questões de gênero por se tratar de uma ONG de base Feminista. O local do estudo foi a Comunidade de Pirituba situada na periferia do Município de Vitória. A amostra da pesquisa foi composta de nove jovens participantes do Projeto Educar e acompanhados durante quatro anos pelo Centro.Os dados da pesquisa foram coletados através de análise de documentos, de consulta bibliográfica, de entrevistas semi estruturadas, da observação etnográfica com uso de gravador e agenda de anotações. A análise da pesquisa indicou que existe uma ligação entre os trabalhos educativos do CMV e os processos de empoderamento que ocorrem tanto a nível coletivo envolvendo a dimensão política de organização da comunidade como a nível individual envolvendo a auto-estima das pessoas. Foi identificado que a ONG funciona como entidade de articulação que ajuda a dar visibilidade e apoio às mobilizações políticas favorecendo o desenvolvimento local. Contudo, trabalhar as relações sociais constitui um processo complexo por se tratar de mudanças históricas que não ocorre de forma igualitária num grupo de pessoas.