Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS E SUAS VERIFICAÇÕES NO APLICATIVO GEOGEBRA

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Nossa pesquisa em andamento é fruto de um Projeto que faz parte do Programa Observatório da Educação OBEDUC/CAPES. Este Projeto é em rede, ou seja, possui três núcleos, um na UFMS, outro na UEPB e outro na UFAL. Na UEPB contamos com uma equipe de 20 pessoas, dentre essas 5 mestrandos, 7 professores da educação básica e 8 graduandos da UEPB, mais a coordenadora Abigail Fregni Lins. Nossa equipe Provas e Demonstrações na Educação Matemática atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, localizada na cidade de Areia – Paraíba (PB). Na referida escola, atuaremos nos três anos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) e buscaremos analisar as percepções dos alunos em relação à Geometria quando trabalham com provas e demonstrações aliadas ao aplicativo GeoGebra. Com as leituras realizadas em equipe e individuais, percebemos que as pesquisas em andamento no Brasil mostram que as provas e demonstrações matemáticas ainda são assuntos pouco abordados nas aulas de Matemática da Educação Básica. À vista disso, pensamos em realizar uma pesquisa que motivasse os alunos a argumentarem, justificarem e provarem com mais frequência alguns enunciados da Geometria, aliando a sua verificação no aplicativo GeoGebra. Nosso trabalho é de cunho colaborativo, ou seja, não há hierarquia e todos trabalham juntos para o desenvolvimento da pesquisa. Além disso, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, onde utilizaremos pesquisas bibliográficas, redações, Proposta Didática, notas de campo e imagens e gravações do desenvolver dos alunos. Aplicamos a Proposta Didática para 10 duplas de alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Carlota Barreira e percebemos, inicialmente, nas escritas de três duplas de alunos que estiveram presentes nos dias de aplicação da Proposta que eles não conseguiram explicar de forma coerente às suas colocações nem tampouco desenvolver seu raciocínio matemático. Portanto, concluímos que se faz necessário modificar o ensino e aprendizagem da Matemática, visto que notamos que os alunos não conseguem assimilar a importância dos mesmos para suas vidas nem conseguem explicar o porquê de um simples resultado. Lembramos ainda que a argumentação não é importante somente para a Matemática, mas também para formarmos cidadãos críticos e conscientes em uma sociedade moderna e globalizada que necessita de trabalhadores e pesquisadores atualizados em seus estudos, perspectivas e afirmações.

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