A Gestão Democrática da Educação se caracteriza como um dos fundamentos necessários para construção da cidadania no contexto escolar, correspondendo ao campo que capacita e orienta os saberes e com base em ações conjuntas e participativas para promoção de um ensino e aprendizagem de sucesso. No âmbito do espaço escolar, a interdependência dos atores escolares mostra a necessidade de um trabalho coletivo em torno do processo de gestão de qualidade, uma vez que as ações educativas são construídas tendo em vista um saber dinamizado e eficiente, assim como uma formação para a cidadania. O objetivo desta pesquisa é analisar como se estabelece o processo de gestão democrática a partir de duas perspectivas fundamentais: participação e liderança no contexto escolar, bem como utiliza de uma metodologia de abordagem qualitativa, e técnica pesquisa bibliográfica a fim de apresentar discussões sobre a prática educativas tendo como ênfase a gestão escolar. Examinar as questões que contribuem ou interferem no exercício de uma gestão escolar democrática é a chave essencial no tratamento dessa prática para a formação de pessoas autônomas e conscientes de seu papel dentro da sociedade.