DINIZ, Thays De Sousa. O professor mediador como falácia. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16528>. Acesso em: 05/11/2024 16:03
Este artigo objetiva compreender como se dá a mediação pedagógica que é um processo entre o mediato e o imediato. Descrevendo a forma como o professor mediador falacioso se revela diante do ensino. O professor se preocupa em ensinar e como ensinar o aluno, o seu objetivo é para que haja a mediação pedagógica, essa mediação é muito desconhecida por vários professores brasileiros. Ela é o resultado do processo do mediato e imediato. O construtivismo defende a individualidade, que os alunos devem aprender sozinhos sem interferência do professor. O Professor que defende essa teoria é denominado como um professor mediador falacioso. O professor falacioso tenta nos enganar com o seu método de ensino utilizando métodos construtivistas, no qual não existe mediação quando há um professor falacioso e o aluno tenta fazer a mediação sozinho, relação impossível. Os alunos não superam o conhecimento voltando para o mesmo sem conseguir sintetizá-los. A mediação é o resultado obtido pelo mediador, a síntese feita pelo aluno diante da relação que o professor mediador fez entre a teoria e a realidade do aluno. Dessa forma o aluno aprende e supera o conhecimento de forma clara. A mediação adequada seria a mediação pedagógica, que tem como ensino a base filosófica, no qual é necessário que o professor seja o responsável em transmitir o conhecimento. O que acontece é que existem professores que não têm o compromisso de transmitir os conteúdos para os seus alunos, decorrente das divisões educacionais presente em nossa sociedade.