O lúdico constitui uma prática social que sempre esteve presente na história da humanidade, em sua grande parte é utilizada como forma de lazer, tendo em vista sua capacidade de proporcionar prazer, diversão, alegria, felicidade, interesse, dentre outras manifestações positivas no indivíduo. O lúdico passou a ser usado como forma de aprendizagem, haja vista ser além de um passatempo, uma grande ferramenta no processo de desenvolvimento, que promove processos de socialização e descoberta do mundo. Portanto o objetivo desse estudo é expor e descrever o papel da escola e do professor na integração da ludicidade como uma ferramente do processo ensino-aprendizagem. Por fim, é importante ressaltar que o brincar é uma etapa muito importante na vida de uma criança, e que pode ser usado no processo do ensino e interferir na aprendizagem, desde que seja trabalhado de forma correta, ou seja, como uma ferramenta de aprendizado. A ludicidade desenvolve habilidades de natureza física, social e cognitiva. Deve ser associado a algo alegre e agradável que o indivíduo faz de forma livre e espontânea. Através das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece rela-ções sociais, constrói conhecimentos.