Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MACHISMO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNEROS EM SALA DE AULA

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      O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o Machismo enquanto sustentáculo da violência contra a mulher, no intuito de promover e construir a igualdade de gênero em sala de aula. O Machismo nesse trabalho é entendido como um fenômeno social que se baseia na ideologia da superioridade do homem em relação a mulher contribuindo para a disseminação do preconceito de gênero no ambiente escolar. Para o desenvolvimento e fundamentação do presente trabalho, utilizou-se de uma análise qualitativa, realizando uma criteriosa revisão de literatura sobre o Machismo e a Violência Contra a Mulher. No decorrer da presente análise pôde-se perceber a existência de um machismo camuflado no ambiente escolar, bem como consideráveis avanços no tocante a sensibilização dos alunos ao tema. Ainda assim foi possível observar a existência de uma suposta crise do machismo como fenômeno social passível de discussão. As leituras e análises permitiram concluir como o machismo se afigura como sustentáculo da violência contra a mulher, a importância de trabalhar na escola temas que visam despertar a consciência da importância do respeito ao próximo, bem como a adequação dos jovens aos novos paradigmas sociais. Por fim, a necessidade de trabalhar de maneira efetiva na prevenção ao preconceito e a consequente violência contra a mulher por parte dos sujeitos envolvidos no ambiente escolar, assim como no encontro de ações e mecanismos que possibilitem o enfrentamento a esse tipo de violência.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o Machismo enquanto sustentáculo da violência contra a mulher, no intuito de promover e construir a igualdade de gênero em sala de aula. O Machismo nesse trabalho é entendido como um fenômeno social que se baseia na ideologia da superioridade do homem em relação a mulher contribuindo para a disseminação do preconceito de gênero no ambiente escolar. Para o desenvolvimento e fundamentação do presente trabalho, utilizou-se de uma análise qualitativa, realizando uma criteriosa revisão de literatura sobre o Machismo e a Violência Contra a Mulher. No decorrer da presente análise pôde-se perceber a existência de um machismo camuflado no ambiente escolar, bem como consideráveis avanços no tocante a sensibilização dos alunos ao tema. Ainda assim foi possível observar a existência de uma suposta crise do machismo como fenômeno social passível de discussão. As leituras e análises permitiram concluir como o machismo se afigura como sustentáculo da violência contra a mulher, a importância de trabalhar na escola temas que visam despertar a consciência da importância do respeito ao próximo, bem como a adequação dos jovens aos novos paradigmas sociais. Por fim, a necessidade de trabalhar de maneira efetiva na prevenção ao preconceito e a consequente violência contra a mulher por parte dos sujeitos envolvidos no ambiente escolar, assim como no encontro de ações e mecanismos que possibilitem o enfrentamento a esse tipo de violência.

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