SANTOS, Jailma Oliveira Dos. O papel social do ensino língua portuguesa. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16502>. Acesso em: 23/12/2024 16:18
É a posse da língua (gem) o que mais claramente distingue o homem dos outros seres. Devemos considerar suas manifestações como fontes de legitimação de acordos, condutas sociais, e sua representação simbólica como forma de expressão de sentidos, emoções e experiências do ser humano na vida social. Não deve-se, em momento algum desconsidera-la, principalmente no ambiente escolar. Trata-se de uma questão que deve ser não apenas privilegiada nas aulas de Língua Portuguesa, mas também nas demais disciplinas. Não há língua divorciada do contexto social. Sendo ela dialógica por princípio, não há como separá-la de sua própria natureza, mesmo em situação escolar. E nesse contexto escolar, é o professor responsável por essa interação, ele deve apresenta-se a seu aluno como um educador/orientador e não como um mero transmissor de informações, pois, numa visão emancipadora, os educadores não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre uma perspectiva de ensino de língua portuguesa voltado para um ensino em que o aluno possa ampliar os seus conhecimentos muito além do que lhe é apresentado em sala de aula e que este ensino seja capaz de mobilizar práticas educativas que visem uma educação crítica. Em termos metodológicos, configura-se como pesquisa bibliográfica por ser uma revisão de literatura sobre algumas teorias que norteiam o trabalho científico no campo da educação.