Neste artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento intitulada GESTÃO POR RESULTADO NA EDUCAÇÃO (GPR): a responsabilização e o regime de colaboração na promoção do direito a educação no Ceará (1995 – 2010), realizamos panorama metodológico das pesquisas em educação e em política educacional no Brasil. Neste sentido, revisitamos diferentes autores de política educacional e de metodologia da pesquisa em educação buscando contribuir com o debate em tela. Trazemos, inicialmente, a discussão sobre os fundamentos metodológicos que pautou a pesquisa em educação no século XX, com ênfase nos principais procedimentos adotados pelos pesquisadores a partir da década de oitenta. Neste ponto traçamos um paralelo com ações governamentais no Estado do Ceará no que diz respeito a educação e as políticas de avaliação do sistema educacional, foco do projeto de pesquisa em questão. Em seguida apresentamos o Estado da Arte dos temas mais pesquisados em educação e suas práticas metodológicas, sobretudo das pesquisas em: Política, Gestão e Avaliação educacional. Observamos que cada vez mais os estudos educacionais têm chamado atenção para o entrosamento entre as pesquisas, seus resultados e os sujeitos sociais afetados pelas políticas de Estado e que as metodologias qualitativas são quase que exclusivamente utilizadas nos trabalhos acadêmicos de pesquisa em educação e que cada vez mais aumenta a abordagem de casos específicos, sendo que poucos são os estudos, dentre os que pesquisamos, voltados para a política educacional no Nordeste.