O ingresso dos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no ensino superior é uma realidade, contudo as dificuldades enfrentadas pelos discentes com este perfil podem não apenas se configurar no transtorno em si, mas também no modo como os professores universitários lidam diante dessa problemática. Diante disso, será que os docentes universitários obtém o conhecimento necessário sobre o TDAH para que assim possam adotar posturas adequadas em prol da superação dessas dificuldades? Será que os alunos com TDAH estão realmente incluídos na Instituição de Ensino Superior? Diante do problema exposto, este artigo assumiu como objetivo geral analisar o conhecimento dos docentes universitários frente ao TDAH. Já os objetivos específicos trataram de a) verificar a conduta dos docentes frente às dificuldades associadas ao TDAH e b) descrever e analisar as práticas docentes mais comuns no grupo. Teve como metodologia a pesquisa exploratória, com delineamento transversal. Tratou-se de um estudo de levantamento de informações com abordagem qualitativa. Contou-se com a participação de 20 professores universitários da rede pública federal do estado da Paraíba. Os instrumentos usados foram: um questionário sociodemográfico e um instrumento para as Redes Semânticas Naturais (RSN). A RSN investigou o significado psicológico das palavras-chave Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Avaliação. Os resultados obtidos revelaram que o conhecimento dos professores universitários quanto aos entornos do TDAH não é suficiente para adotarem estratégias pedagógicas facilitadoras do processo de aprendizagem desses educandos.