Este trabalho descreve e analisa a implementação do projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental São Sebastião, Campina Grande-PB, a abordando do conteúdo relevo através das categorias geográficas de Lugar e Paisagem, representando a possibilidade de articular os fenômenos físicos e sociais que compõem o espaço geográfico, tendo como princípio o espaço vivido pelo aluno. Teve como objetivos proporcionar a compreensão do relevo terrestre; relacionar a temática à realidade dos alunos, mostrando que o seu cotidiano faz parte desse processo de transformação e modelagem contínua do relevo, favorecendo a construção de uma compreensão espacial; e, por fim, contribuir com a formação crítica para cidadania. Com isso, no ensino vem sendo abordado o mesorrelevo sendo os vales, encostas e divisores de drenagem, realizando atividades identificando-os na cidade e sua influência através de pesquisas de notícias de jornais, a realização de uma aula de campo e a construção de um caderno de campo. A partir da realização das atividades, foi possível observar o interesse dos discentes pela temática, obtendo como resultados a compreensão de que espaço urbano está construído e integrado a tais formas, além de uma análise crítica de informações que cotidianamente estão ao acesso da população sob uma ótica geográfica. Ao término das atividades, espera-se mudar da visão da Geografia, e esta como possibilidade para compreender sua própria realidade de forma totalizadora dos componentes que a influenciam, para nela atuar consciente.