A leitura é uma atividade que, sustentada por objetivos variados, exige de quem lê, num processo interativo e discursivo, o uso de inúmeras e importantes capacidades e estratégias, as quais precisam ser ensinadas e consolidadas ao longo da escolaridade básica. No entanto, constata-se que cada vez mais os alunos concluem a Educação Básica e iniciam sua vida acadêmica como leitores deficientes, apenas dominando as capacidades básicas de leitura, o que dificulta seu desempenho nas disciplinas da graduação. Considerando isto, no semestre inicial do curso de Pedagogia do campus sede da UFCG é oferecida a disciplina Leitura e Produção Textual, voltada à formação leitora dos graduandos para as exigências requeridas na academia. O presente estudo objetivou analisar como, na perspectiva de dezoito alunos desse curso, nove dos quais já a tendo cursado e nove apenas iniciando-a, é avaliado o oferecimento dessa disciplina. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, o qual diferiu entre os dois grupos de alunos, dada a especificidade de cada um. Os resultados foram analisados com base nos estudos de Garcez (2000), Rojo (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Britto (2003), Bertoluci (2011), entre outros, e demonstraram que os participantes avaliam negativamente a formação leitora que receberam na Educação Básica, ressaltando as expectativas em relação ao curso da disciplina (no caso dos alunos ingressantes) e o auxílio que esta lhes forneceu no que diz respeito ao aprimoramento das capacidades de leitura requeridas pela academia (no caso dos alunos veteranos). Nessa perspectiva, o estudo ressalta a necessidade e a relevância desse componente curricular na semestre inicial de um curso superior de formação docente.