Alunos na fase da adolescência passam por diversas modificações, tanto física como emocionais e sociais. Acreditamos que esse seja um excelente período para discutir temas que interferem diretamente no agir e pensar dos mesmos, como também nos desafia no exercício da docência. Portanto, o objetivo deste estudo foi apresentar a experiência de formação inicial dos discentes do curso de Educação Física do UNIPÊ participantes do Programa PIBID, dentro do contexto escolar iniciado com a exploração e aprofundamento do conteúdo estética e saúde. Foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tharcilla Barbosa da Franca, localizada no bairro do Grotão, na cidade de João pessoa- PB, entre os meses de agosto a outubro de 2014 e maio a junho de 2015. Privilegiou cento e oitenta discentes de ambos os sexos, pertencentes à segunda fase do ensino fundamental (7º ao 9º ano), com idade entre 11 a 15 anos, no turno da manhã, com duas intervenções semanais de 40 minutos de duração. Através da abordagem reflexiva conseguimos explanar nos alunos, uma nova concepção do que é ser belo, do que é saber e amar conviver com as diferenças, não se deixando moldar pelas diretrizes do capitalismo vendido pela mídia. Portanto, um novo olhar ao exercício da docência foi aberto sobre a educação física e sua contribuição no âmbito escolar para a saúde, a valorização pessoal, a estética e a qualidade de vida no contexto contemporâneo.