Este trabalho visa relatar as experiências de uma equipe PIBD - UEPB, acerca do projeto “A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM”. O projeto foi desenvolvido a partir de turmas de ensino médio, de uma das escolas estaduais do município de Guarabira - PB, mais precisamente a E.E. E. F. M. Mons. Emiliano de Cristo. Tendo em vista que o trabalho com esse tipo de texto pressupõe o ato de pensar, de ter um posicionamento e de estabelecer sentidos mediante ao caráter crítico como produtor. Diante disso, tivemos como objetivo geral aprimorar o conhecimento do alunado, enquanto autor, durante os momentos de produção textual. Como suporte teórico, utilizamos MARCUSCHI (2003), VIANA (2012), DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2004). Portanto, o desenvolvimento das oficinas de leitura e a produção da escrita, do texto dissertativo-argumentativo proporcionou aos educandos a formação e o aperfeiçoamento de habilidades que os tornaram capazes de produzir adequadamente o tipo textual em questão, uma vez que eles tiveram todo o suporte que os direcionavam a este conhecimento.