GUIA, Lucy Lanna Freitas Da et al.. O ensino de língua inglesa através da música. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16410>. Acesso em: 23/12/2024 14:54
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso da música como agente facilitador da aprendizagem de língua Inglesa. A pesquisa buscou identificar a influência das músicas em Inglês no processo de ensino-aprendizagem das habilidades comunicativas da Língua Inglesa e analisar o grau de relevância e impacto que esta, como meio de aprendizado, tem sobre os estudantes. A pesquisa realizada tem uma abordagem qualitativa e assume a característica de Pesquisa-Ação. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, conforme defende Bardin (2011). Os sujeitos envolvidos foram 100 alunos do Ensino Médio, sendo 78 do sexo masculino e 22 do sexo feminino. Os resultados apontam que as atividades realizadas no decorrer do semestre evidenciaram grande influência das músicas em Inglês no processo ensino-aprendizagem, confirmando a ideia de ser muito relevante a sua inclusão como agente facilitador de aprendizagem, uma vez que esta gera entusiasmo e várias expectativas nos alunos que passam de semestre a semestre e de turma a turma. Conclui-se que há necessidade de uma constante renovação na prática docente no sentido de estimular os aprendizes, e no caso da língua inglesa, a música torna-se um dos fatores fundamentais para o aprendizado justamente pelo fato de afetar as emoções.