Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM SOBRE AS FONTES DE ENERGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO MODERNO

Palavra-chaves: FONTES DE ENERGIA, PROJETO, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16396
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1512
    "inscrito_id" => 8153
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM SOBRE AS FONTES DE ENERGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO MODERNO"
    "resumo" => "O presente artigo visa mostrar as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto – Fontes de energia: uma necessidade do mundo moderno, que surgiu da necessidade que os alunos tinham de aprender a importância das fontes de energia para a sociedade atual, através de uma pesquisa mais profunda sobre o tema, o que só seria possível com a realização de um projeto interdisciplinar. Para ajudá-los no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Geografia, o projeto foi desenvolvido com 68 alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio, na EEEFM José Rocha Sobrinho, município de Bananeiras – PB, durante o 3º bimestre de 2014. A partir da abordagem dos conteúdos: Revoluções Industriais, o processo de industrialização do Brasil e fontes de energia, aplicamos as seguintes etapas: aulas explicativas e expositivas; visita ao Espaço da Energisa, em João Pessoa – PB; divisão das turmas em equipes para pesquisarem as fontes de energia existentes do mundo e as Revoluções Industriais; exibição de documentários; apresentação de seminários; elaboração de painéis e maquetes. Depois destas etapas, foi realizada a culminância, onde os discentes puderam expor tudo o que produziram, bem como demonstrar todo o conhecimento que adquiriram. Assim como relatou uma aluna: “o projeto traz mais possibilidades de estudo, sai da rotina de aula na sala e também é uma forma muito útil de aprendizado”. Com este projeto e através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e História, os alunos puderam compreender e assimilar melhor os conteúdos expostos, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "FONTES DE ENERGIA, PROJETO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID8153_07092015113734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "aninhajrs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16396
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1512
    "inscrito_id" => 8153
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM SOBRE AS FONTES DE ENERGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO MODERNO"
    "resumo" => "O presente artigo visa mostrar as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto – Fontes de energia: uma necessidade do mundo moderno, que surgiu da necessidade que os alunos tinham de aprender a importância das fontes de energia para a sociedade atual, através de uma pesquisa mais profunda sobre o tema, o que só seria possível com a realização de um projeto interdisciplinar. Para ajudá-los no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Geografia, o projeto foi desenvolvido com 68 alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio, na EEEFM José Rocha Sobrinho, município de Bananeiras – PB, durante o 3º bimestre de 2014. A partir da abordagem dos conteúdos: Revoluções Industriais, o processo de industrialização do Brasil e fontes de energia, aplicamos as seguintes etapas: aulas explicativas e expositivas; visita ao Espaço da Energisa, em João Pessoa – PB; divisão das turmas em equipes para pesquisarem as fontes de energia existentes do mundo e as Revoluções Industriais; exibição de documentários; apresentação de seminários; elaboração de painéis e maquetes. Depois destas etapas, foi realizada a culminância, onde os discentes puderam expor tudo o que produziram, bem como demonstrar todo o conhecimento que adquiriram. Assim como relatou uma aluna: “o projeto traz mais possibilidades de estudo, sai da rotina de aula na sala e também é uma forma muito útil de aprendizado”. Com este projeto e através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e História, os alunos puderam compreender e assimilar melhor os conteúdos expostos, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "FONTES DE ENERGIA, PROJETO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID8153_07092015113734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "aninhajrs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo visa mostrar as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto – Fontes de energia: uma necessidade do mundo moderno, que surgiu da necessidade que os alunos tinham de aprender a importância das fontes de energia para a sociedade atual, através de uma pesquisa mais profunda sobre o tema, o que só seria possível com a realização de um projeto interdisciplinar. Para ajudá-los no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Geografia, o projeto foi desenvolvido com 68 alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio, na EEEFM José Rocha Sobrinho, município de Bananeiras – PB, durante o 3º bimestre de 2014. A partir da abordagem dos conteúdos: Revoluções Industriais, o processo de industrialização do Brasil e fontes de energia, aplicamos as seguintes etapas: aulas explicativas e expositivas; visita ao Espaço da Energisa, em João Pessoa – PB; divisão das turmas em equipes para pesquisarem as fontes de energia existentes do mundo e as Revoluções Industriais; exibição de documentários; apresentação de seminários; elaboração de painéis e maquetes. Depois destas etapas, foi realizada a culminância, onde os discentes puderam expor tudo o que produziram, bem como demonstrar todo o conhecimento que adquiriram. Assim como relatou uma aluna: “o projeto traz mais possibilidades de estudo, sai da rotina de aula na sala e também é uma forma muito útil de aprendizado”. Com este projeto e através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e História, os alunos puderam compreender e assimilar melhor os conteúdos expostos, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.