O presente trabaho pretende contribuir com o ensino e aprendizagem da Física em condições normais de trabalho no Ensino Médio por meio da elaboração, implementação e avaliação de uma proposta de ensino aquequada ao contexto social, geográfico, econômico e cultural do semiárido nordestino, especialmente, do alto sertão paraibano cobrindo os conteúdos de Termodinâmica previstos para o ensino médio, prioritariamente dos tópicos: Calor, Ambiente, Fontes e Usos de Energia, que integram o segundo eixo estruturante para a organização do ensino de Física apontado pelos PCN+. Visando prioritariamente que o aluno aprenda a utilizar o conhecimento científico obtido para compreender e intervir, positivamente, na realidade social, tecnológica e ambiental que nos rodeia e, particularmente, no contexto do semiárido nordestino ajudando a promover a cidadania. O trabalho de cunho predominantemente qualitativo, reflete acerca do ensino de Física no Brasil buscando entender a realidade atual da disciplina de Física no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Discute com base na literatura da área, as dificuldades de professores e alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, algumas relacionadas às características próprias da disciplina e outras com o modo pelo qual se dá o processo de ensino-aprendizagem. Como abordagens facilitadoras neste processo são adotadas as ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) fundamentadas de acordo com a literatura especializada. Em seguida, são descritos os processos de elaboração, implementação e avaliação das Sequências de Ensino Investigativas de acordo com o referencial teórico utilizado. A intervenção feita em sala de aula ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação realizada numa turma de 2º Ano de Ensino Médio da EEEFM Nelson Batista Alves, município de Bernardino Batista - PB tem contribuído com a formação cidadã dos sujeitos envolvidos.