O presente artigo se propõe a discutir a educação libertária e a implantação da Escola Moderna no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Inicialmente traçamos um breve panorama do perfil político, econômico e social da época. Em seguida fazemos uma explanação a respeito da educação libertária e seus princípios. Por último trazemos o processo de implantação da Escola Moderna em nosso país e analisamos suas publicações periódicas com a finalidade de melhor conhecer esta experiência educativa. Os principais objetivos de nosso estudo são compreender como se deu a educação libertária no Brasil, conhecer a motivação da implantação de Escolas modernas, assim como analisar como se deu esse processo. O estudo nos revelou que a educação libertária trouxe elementos inovadores para a educação. Ousou ir contra todo o pensamento vigente com ideias e práticas que envolviam a libertação através da razão, igualdade entre os homens, e da autogestão. Nos revelou ainda que a Escola Moderna, chegou ao Brasil por meio de esforços que não se limitavam ao proletariado, estrangeiros ou militantes ácratas, mas também de intelectuais, entre outros, que estavam fartos do monopólio da Igreja e do Estado sobre a educação.