Resumo: As múltiplas relações socioculturais perpassam, cotidianamente, os cenários públicos e, por extensão, o espaço da escola. Tensões, conflitos, tentativas de diálogos e negociações são constantes entre os diversos atores sociais. Esta situação adquire uma configuração específica, articulada com as diversas construções históricas e político/culturais de cada realidade. Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre uma perspectiva multicultural que proporcione práticas educativas que visem uma educação crítica, a partir do horizonte da reinvenção da escola – especialmente a partir da formação de professores –, ao mesmo tempo em que busca problematizar diferentes elementos contemporâneos que concebem as práticas educativas e sociais de forma plural. Em termos metodológicos, configura-se como pesquisa bibliográfica por ser uma revisão de literatura sobre algumas teorias que norteiam o trabalho científico no campo da educação. De um modo geral, a pesquisa possibilita inferir que a escola é um ambiente que abarca culturas diversas. Assim, os diferentes contextos sociais devem ser respeitados para que se possa haver uma coexistência humana harmoniosa. Por estes motivos, dentre outras necessidades, a qualificação docente para a diversidade é de significativa valia para se promover uma escola potencializadora do diálogo e do respeito mútuo.