O presente trabalho tem como objetivo analisar o significado da educação enquanto um indicador de qualidade de vida de famílias de agricultores em assentamentos rurais de reforma agrária, tomando como local de estudo o projeto de assentamento Santa Verônica, localizado no município de Damião/PB. O trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado na qual se objetivou compreender os elementos que constituem-se como indicadores de qualidade de vida de famílias em assentamentos rurais. A categoria qualidade de vida foi utilizada no trabalho principalmente de acordo com a perspectiva de Sen, Buarque e Gomes. Para atender aos objetivos propostos adotamos a pesquisa qualitativa, embora tenha sido imprescindível o uso de recursos quantitativos como os questionários, cuja utilização inicialmente nos permitiu conhecer os diferentes aspectos sociais, econômicos e ambientais do local de estudo. Posteriormente foram realizadas as entrevistas semiestruturadas baseadas na história oral dos informantes, o que juntamente com a observação direta e o registro das informações em diário de campo contribuiu para a construção e compreensão da história social do grupo. A educação é um direito que atualmente tem se tornado mais acessível a estas famílias de agricultores historicamente excluídas das benesses do desenvolvimento do país, no entanto, na experiência do assentamento ela ainda opera com muitas fragilidades. Apesar disso, a educação é pensada como uma categoria essencial para a realização da qualidade de vida além de representar um investimento necessário para ultrapassar as situações de pobreza e exclusão social.