Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA UEPB: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO DE PSICOLOGIA

Palavra-chaves: CURRÍCULO, PROJETO POLÍTICO DE CURSO, PSICOLOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Fundamentos da Educação
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A pesquisa é qualitativa e teve como método a Técnica de Análise de Conteúdo (AC). Como resultados pode-se inferir que a participação de uma discussão e decisões foram protagonizadas pelas vozes dos docentes e de poucos estudantes. As enunciações e segmentos discursivos explicita uma superficialização de uma base teórica definida. O contexto de produção do PPC foi definido a partir das políticas curriculares nacionais e políticas internas da IES. Pode-se interpretar e inferir que a produção do discurso do PPC de Psicologia da UEPB trouxe no seu conteúdo manifesto pensamentos que referenciam dez anos de discussão no seu corpus discursivo. Considera-se que no contexto de um processo de produção de um PPC dentro de uma comunidade epistêmica houve implicações na apropriação de conhecimentos de um pensar nem sempre pluralizado.A pesquisa teve como objetivo principal analisar o conteúdo sobre o processo de Construção do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Psicologia. 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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A pesquisa teve como objetivo principal analisar o conteúdo sobre o processo de Construção do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Psicologia. Para tanto, buscou-se investigar como se deu o processo de produção de discurso do PPC. Teve-se como base teórica a Teoria Crítica do Currículo abordada principalmente por Silva (2001). A pesquisa é qualitativa e teve como método a Técnica de Análise de Conteúdo (AC). Como resultados pode-se inferir que a participação de uma discussão e decisões foram protagonizadas pelas vozes dos docentes e de poucos estudantes. As enunciações e segmentos discursivos explicita uma superficialização de uma base teórica definida. O contexto de produção do PPC foi definido a partir das políticas curriculares nacionais e políticas internas da IES. Pode-se interpretar e inferir que a produção do discurso do PPC de Psicologia da UEPB trouxe no seu conteúdo manifesto pensamentos que referenciam dez anos de discussão no seu corpus discursivo. Considera-se que no contexto de um processo de produção de um PPC dentro de uma comunidade epistêmica houve implicações na apropriação de conhecimentos de um pensar nem sempre pluralizado.

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