SILVA, Gessione Morais Da et al.. O celular como instrumento de aprendizagem. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16339>. Acesso em: 05/11/2024 16:25
As tecnologias da informação e comunicação tem invadido a sociedade como um todo. Em todos os lugares estamos cercados de aparatos tecnológicos que visam facilitar o cotidiano da humanidade. A tecnologia está presente também nas instituições de ensino que verem-se perdidas em meio à diversidade tecnológica que as rodeiam e exige dos atores educacionais a inserção destas no processo de ensino aprendizagem. Além do computador, internet, TV, DVD dentre outras tecnologias a escola tem que aprender a lidar com as tecnologias móveis que têm presença marcante nos espaços escolares em especial, o celular. Este visto muitas vezes como um vilão nas escolas tem muito a oferecer para o bom desenvolvimento do processo de ensino. Dialogando com alguns autores como: Almeida, Bortolazzo, Masetto, Saccol, Schlemmer e Barbosa dentre outros se busca discutir a relevância e a necessidade de trabalhar com as tecnologias em sala de aula, em especial com o aparelho celular que concentra inúmeras mídias e pode viabilizar as praticas docente do professor bem como, a aprendizagem dos discentes. A escola necessita vê o celular como um instrumento de aprendizagem, um meio que pode contribuir para o desenvolvimento de um ensino mais eficaz e atrativo para o aluno. É relevante perceber as possibilidades que o uso das tecnologias, em especial, do celular tem a oferecer ao cotidiano da sala de aula haja vista que, que a clientela das instituições de ensino faz parte de uma geração digital, nasceu em meio ao mundo tecnológico e não pode separar-se dele, por essa razão a escola precisa adequar-se ao mundo tecnológico. Palavras-chave: Tecnologia. Celular. Ensino/aprendizagem. Geração Digital.