É de consenso geral que o ensino da cultura afro-brasileira e indígena é uma temática a ser abordada nos mais diversos âmbitos da educação, a fim de proporcionar um maior conhecimento dos processos históricos e sociais que englobam as relações étnico-raciais. Nesse sentido, o presente relato de experiência trata de uma sistematização da prática realizada no Espaço Criança Esperança de Jaboatão dos Guararapes – ECEJ, envolvendo as equipes de recursos expressivos e orientação pedagógica. Estas ações são realizadas com os alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais, onde na oficina de recursos expressivos desenvolvem uma serie de atividades visando uma maior apropriação de sua identidade cultural, estimulando o respeito às diferenças e fortalecendo os educandos com relação à suas origens. A Atividade de Orientação Pedagógica trabalha esta temática utilizando-se dos conteúdos de alfabetização e letramento, abordando a leitura e a escrita, servindo como suporte pedagógico para a melhoria do rendimento escolar dos educandos. Verifica-se que os resultados iniciais demonstram uma melhoria no desempenho dos alunos envolvidos acerca do respeito às diferenças e alteridade. Também se pode perceber uma aceitação maior por parte dos educandos e educandas negros do espaço, que antes de se trabalhar com esta temática não se autodeclaravam negros, e após terem se deparado com este assunto passaram a se enxergar como negros e a aceitar-se neste processo. Tratando-se do envolvimento dos educandos nas atividades que exercem o cognitivo, é possível perceber que as crianças participam mais ativamente, demonstrando uma melhora no nível de escrita e de leitura.