A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, permitindo que o educando possa julgar com fundamentos as informações adquiridas na mídia, na escola, com as pessoas e assim, interagir como mundo como indivíduo e cidadão. O aprendizado em Química exige o comprometimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor em relação à sua prática didático-pedagógica, que deve ser voltada para o ensino ligado diretamente ao cotidiano do estudante, abordando a essência de cada aula de maneira simples para encorajar o aluno. Este estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica de professores de uma escola pública no município de Caturité-PB. Para realização deste estudo, utilizou-se a observação participante como forma de vivenciar os diferentes ambientes pedagógicos, de interagir com os sujeitos da educação, visando ensinar e aprender com eles, e como principal instrumento de obtenção de dados. Verificou-se que a prática pedagógica utilizada pelos professores envolvidos no estudo precisa ser revista e melhorada no sentido de promover um ensino voltado para o contexto social dos alunos.