Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA SALA DE AULA: A MPB COMO MEDIADORA DE DISCUSSÕES SOCIOLÓGICAS

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, MÚSICA, LEITURA E ESCRITA Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de língua portuguesa
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           Assim, nesse contexto, inserir a música dentro das salas de aulas, torna-se algo necessário, pois esta temática ainda é pouco trabalhada nas nossas escolas. Desse modo, a Música Popular Brasileira (MPB) precisa ser mais explorada, visto que trata-se de um tema infinitamente repleto de possibilidades e interpretações; a cada leitura de um texto musical nos deparamos com uma interpretação diferente, ou seja, por meio da leitura musical é possível construir diferentes tipos de visões e interpretações, criando assim, um mundo de possibilidades de inserir os conteúdos curriculares. Assim, fica evidente que, uma determinada música ou estilo musical trabalhados em sala de aula, pode por meio de suas letras contar, denunciar, explorar e até mesmo definir a história de uma determinada época e seu povo.\r\n
           Diante disso, nosso objetivo principal é resgatar a importância cultural da Música Popular Brasileira como instrumento de análise sociológica. Faremos isso conhecendo músicas de diferentes estilos, épocas e compositores; localizando as marcas da ideologia; verificando como os valores ideológicos que permeiam o cotidiano estão presentes em letras de músicas; comparando exemplos de músicas para perceber a presença de conteúdos relevantes na formação do cidadão; oferecendo meios de reflexão crítica visando desenvolver valores de autonomia e cidadania e desenvolvendo atividades de leitura, interpretação e produção textual.
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           Assim, nesse contexto, inserir a música dentro das salas de aulas, torna-se algo necessário, pois esta temática ainda é pouco trabalhada nas nossas escolas. Desse modo, a Música Popular Brasileira (MPB) precisa ser mais explorada, visto que trata-se de um tema infinitamente repleto de possibilidades e interpretações; a cada leitura de um texto musical nos deparamos com uma interpretação diferente, ou seja, por meio da leitura musical é possível construir diferentes tipos de visões e interpretações, criando assim, um mundo de possibilidades de inserir os conteúdos curriculares. Assim, fica evidente que, uma determinada música ou estilo musical trabalhados em sala de aula, pode por meio de suas letras contar, denunciar, explorar e até mesmo definir a história de uma determinada época e seu povo.\r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Como sabemos a educação deve ser compreendida como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudo para seu aperfeiçoamento, pois em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais, diversidade das condições ambientais que são peculiares dos alunos e que necessitam de um tratamento diferenciado. Neste sentido devem-se desenvolver atividades que contribuam para o alargamento da inteligência e pensamento, a fim de que a evasão escolar possa ser combatida. Assim, nesse contexto, inserir a música dentro das salas de aulas, torna-se algo necessário, pois esta temática ainda é pouco trabalhada nas nossas escolas. Desse modo, a Música Popular Brasileira (MPB) precisa ser mais explorada, visto que trata-se de um tema infinitamente repleto de possibilidades e interpretações; a cada leitura de um texto musical nos deparamos com uma interpretação diferente, ou seja, por meio da leitura musical é possível construir diferentes tipos de visões e interpretações, criando assim, um mundo de possibilidades de inserir os conteúdos curriculares. Assim, fica evidente que, uma determinada música ou estilo musical trabalhados em sala de aula, pode por meio de suas letras contar, denunciar, explorar e até mesmo definir a história de uma determinada época e seu povo. Diante disso, nosso objetivo principal é resgatar a importância cultural da Música Popular Brasileira como instrumento de análise sociológica. Faremos isso conhecendo músicas de diferentes estilos, épocas e compositores; localizando as marcas da ideologia; verificando como os valores ideológicos que permeiam o cotidiano estão presentes em letras de músicas; comparando exemplos de músicas para perceber a presença de conteúdos relevantes na formação do cidadão; oferecendo meios de reflexão crítica visando desenvolver valores de autonomia e cidadania e desenvolvendo atividades de leitura, interpretação e produção textual.

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